BLOG

Você sabe esfoliar sua pele corretamente?

A esfoliação é o processo de remover as células mortas da camada mais externa da nossa pele, através de métodos químicos, de micro grânulos ou acessórios faciais. A esfoliação mecânica é aquela onde é utilizado por exemplo buchas, esponjas, partículas como sementes, que vão remover fisicamente as células mortas. Já a esfoliação química utiliza substancias químicas como ácidos, acido glicólico, salicílico, mandélico, lático, que conseguem dissolver suavemente essas células.

As células da nossa pele se renovam a cada 20-25 dias e se desprendem da pele. Mas as vezes elas não se desprendem totalmente, deixando a pele com aspecto opaco, ressecado, sem viço e com os poros obstruídos.

A esfoliação auxilia na remoção dessas células mortas. Deixa a pele mais bonita e melhora também a eficácia dos produtos utilizados após, pois aumenta a absorção deles. Uma esfoliação adequada também favorece a síntese de colágeno, molécula super importante que promove a elasticidade da pele e previne a formação de rugas e linhas de expressão!

Massss, apesar de muitas pessoas acreditarem que a esfoliação só faz bem pra pele, e melhora a aparência, é bom saber que ela não é pra todo mundo não. E se não for bem feita, pode fazer mais mal do que bem, pode danificar a pele e até aumentar os surtos de acne. Antes de pensar em esfoliar é preciso primeiro identificar o tipo de pele, se é mais normal, mista, seca, oleosa, ou mais sensível.

Na hora de esfoliar o rosto, é necessário considerar alguns prontos.

  1. Primeiro, alguns medicamentos tanto via oral quanto tópicos, podem deixar a pele mais descamativa e sensibilizada, como retinóides ou peroxido de benzoíla, então esfoliar a pele só vai piorar o ressecamento ou até aumentar a acne;
  2. O método de esfoliação deve levar em conta o tipo de pele. Se for uma pele mais sensível ou com tendência a acne é preferível utilizar métodos mais suaves. As vezes uma esfoliação mecânica, dependendo do utensílio utilizado por ser muito agressiva. Já se a pele é mais oleosa ou mais espessa, pode ser utilizado um método um pouquinho mais agressivo, com ácidos mais fortes.

Quem tem fototipo mais alto, peles mais morenas ou feridas de acne deve evitar esfoliação mais agressiva.

  1. Seja gentil com a sua pele. Faça a esfoliação com movimentos suaves, em círculos por uns 30 segundos, e então lave em agua corrente, de morna a fria. E nunca esfolie a pele se ela tiver qualquer tipo de ferida ou machucado.
  2. Finalize com um hidratante. O processo de esfoliação pode ressecar um pouco a pele, então aplique um bom hidratante logo após. E capriche em produtos que vão restaurar a barreira da sua pele nos dias em que não esfoliar.
  3. E quantas vezes eu devo esfoliar a pele por semana??? Depende! Depende do tipo de pele e do método. Peles mais sensíveis não devem passar por esse processo mais do 1x na semana, as vezes ate de 15 em 15 dias. Peles oleosas podem ser esfoliadas 1x na semana, mas depende também do método. Métodos mais agressivos requerem uma frequência menor, enquanto métodos mais suaves podem ser utilizados de 2-3x na semana. Comece com 1x na semana e vá sentindo como a pele reage.

E nunca se esqueça de passar o filtro solar porque você esta deixando sua pele mais exposta com a esfoliação, pois retirou uma camada da epiderme.

Em casa pode ser feito tanto a esfoliação mecânica quanto a química. Mas antes de se aventurar, identifique seu tipo de pele e qual melhor método para você! Siga as dicas acima, e você não terá problemas!!!!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter