BLOG

Poros dilatados: o que são e como deixá-los menos visíveis

O que são poros???

Antes de mais nada, vamos entender o que são poros! Nossos poros nada mais são que minúsculas aberturas da nossa pele. Alguns desses poros são responsáveis pela eliminação do suor, mas a maioria contém pelos, são nossos folículos pilosos. Eles também contém glândulas que produzem sebo, nossa oleosidade natural. Esse sebo é muito importante e funciona como um hidratante e agente protetor da nossa pele, evitando a perda excessiva de água.

Nós todos temos muito poros espalhados pelo nosso corpo, mas em algumas pessoas esses poros são mais visíveis, especialmente ao redor do nariz, nas bochechas e na testa.

Quatro coisas determinam o tamanho dos nossos poros:

1. idade: conforme envelhecemos a pele perde elasticidade levando os poros a se expandirem e aparentarem maiores

2. ciclo hormonal: durante determinadas fazes, a produção maior de sebo na pele pode se acumular nos poros e deixa-los mais dilatados e aparecem maiores

 3. genética: sim, muitas pessoas tem poros maiores porque herdaram isso dos pais

4. Hábitos inadequados: hábitos como lavar demais e se expor exageradamente ao sol, ressecam a pele e danificam o colágeno, ou geram efeito rebote de produção maior de sebo, causando poros obstruídos.

Como eu posso desobstruir meus poros?

A primeira coisa importante a se ter em mente é que não importa o que você faça ou que fortunas em produtos você gaste, nenhum cosmético é capaz de diminuir o tamanho dos seus poros. Mas é totalmente possível sim minimizar a aparência deles.

Para isso é necessário ter uma rotina de cuidados sem exagerar nas lavagens. Quando você lava demais, a pele tenta compensar essa remoção da oleosidade natural produzindo mais óleo, o tal efeito rebote. Por isso lave seu rosto apenas 2x ao dia, com produtos específicos para pele oleosa e que contenham ácido salicílico, ingrediente muito efetivo na desobstrução dos poros.

O segundo ponto é hidratação. Procure produtos com texturas mais leves, de preferencia sem óleos minerais, sem parabenos, Hidratantes com probióticos também são excelentes pois mantem a microbiota da pele equilibrada, e dessa forma, evita a perda excessiva de água e o ressecamento da pele sem agredir.

E para finalizar, utilize sempre sempre sempre filtro solar. O protetor solar previne a quebra do colágeno causada pela exposição aos raios UV e o envelhecimento precoce da pele. Além disso, sem colégeno, a pele fica flácida causando uma aparência maior dos poros.

A esfoliação da pele também auxilia bastante, já que células mortas acumuladas juntamente com a oleosidade da pele podem obstruir os poros e causar acne. Mas ela deve ser suave. A pele do rosto é mais sensível que a do corpo. Experimente esfoliar com ácidos suaves como ácido salicílico, ácido glicólico ou ácido lático.

E é claro nunca se esqueça da alimentação e ingestão de água. A alimentação inadequada pode aumentar a oleosidade da pele e favorecer o acúmulo de sebo nos poros.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter