Descontos para profissionais

Equilibre sua pele

Blog thumbnail

Máscaras de argila: deixar ou não secar no rosto??

Máscaras de argila: deixar ou não secar no rosto??

Blog thumbnail em , ,

Por Dra. Michele C Pereira

Quase todo mundo ama usar uma máscara de argila no rosto, seja para hidratação, seja para clareamento ou para cicatrização de espinhas. Mas uma dúvida sempre fica: eu deixo secar toda na minha pele ou não!

Já ouvi e li de tudo! Que deve deixar secar, que não deve deixar secar e precisa ficar borrifando água termal, dermatológica, etc, que se secar ela remove de volta todos os minerais que já adicionou, enfim… Como nunca chegavam em um consenso, fui fazer minhas próprias pesquisas para descobrir. Bom, depois de ler 358279400 artigos na internet e no meio científico, descobri que a argila passa por fases quando aplicada na pele.

FASE 1: A primeira fase é a chamada “fase úmida”, que é quando ela realmente faz o efeito prometido de nutrição, de passar seus minerais para nossa pele, como o zinco, magnésio e manganês.

FASE 2: A segunda fase é uma chamada de “fase de resfriamento e esfoliação”, e é aquele momento quando a máscara começa a repuxar na pele, comeeeeça a secar. Essa fase ajuda a remover as células mortas da pele, acelerando o processo de renovação, cicatrização e uniformiza o tom da pele, dá aquela sensação de clareamento deliciosa.

Ou seja, pra você que tem acne, é ideal deixar chegar nessa fase.

Os benefícios detox da máscara de argila vem desse início da secagem, que produz efeitos de absorção e uma troca de fluidos de dentro para fora. Esse fluxo transporta produtos metabólicos, partículas celulares e toxinas bacterianas para fora da pele, se ligando à argila e criando um processo de detoxificação.  As partículas da argila também absorvem excesso de sebo, limpam os poros e removem impurezas da pele.

FASE 3: A última fase é a “fase seca”, quando a máscara começa a esfarelar. E aqui mora o segredo.

Você não deve deixar chegar nessa fase, deve remover ainda na fase anterior, porque quando ela seca totalmente retira a água da nossa pele, deixando ela ressecada.

Isso é terrível para você que tem a pele mais sensível, porque esse repuxamento da argila seca vai irritar a sua pele.

Para que você consiga usar a sua máscara e dê tempo de você sentir todos os benefícios, o ideal é preparar em uma consistência mais pastosa, não muito aguada e nem muito grossa, que demore aí uns 10-15 minutos para chegar na fase de resfriamento. Mas não deixe secar totalmente. Depois desse tempo, retire com agua temperatura ambiente ou fria. A agua morna pode estimular a oleosidade da sua pele.

Isso aí serve para todas as argilas. Já li e vi algumas pessoas falando que algumas pode secar enquanto outras não. Isso não faz muito sentido. Independente da que você estiver utilizando, não deixe secar no rosto ok.

Segue alguns exemplos de argila:

– Argila Rosa: indicada para peles sensíveis, irritadas e com tendências a alergias e acne, a argila rosa (mistura entre a branca e a vermelha), limpa a pele ao mesmo tempo que ajuda a devolver o viço e o brilho natural da pele.

– Argila Verde: indicada para peles normais a oleosas tem ações tonificantes, adstringentes e estimulantes. Para quem lida com acne, ela ajuda a controlar a oleosidade excessiva, é secativa, antisséptica e cicatrizante.

– Argila Branca: indicada para peles sensíveis, a argila branca tem poder clareador e cicatrizante, além de reduzir rugas e linhas de expressão. Tem poder anti-inflamatório e pode ser utilizado por todos os tipos de pele.

Mas preste atenção: ao preparar a argila, nunca utilize utensílios de metal. O mais indicado é usar potes e colheres de madeira, plástico ou cerâmica, para que o mineral não perca suas propriedades.

Outro ponto importante é na hora de escolher a argila. A extração do mineral precisa ter uma boa procedência, já que é possível haver contaminação com metais pesados do solo. Portanto, dê preferência para argilas de marcas focadas em produtos naturais, orgânicos e certificados, pois elas são 100% seguras.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Shopping cart

1
Subtotal: R$127,00
Hit Enter to search or Esc key to close